2.1.09

Casamento no interior

Planejar casamento não é fácil. Planejar o cardápio do casamento com orçamento baixo é pior ainda. Para mim, bufê de casamento até uma determinada faixa de preço é sempre a mesma coisa. O filé ao molho madeira, as batatas coradas que viram um detestável purê no meio do serviço, salgadinhos gordurosos, enfim, aquele terror homogêneo e insosso. Diante da terrível e inexorável realidade, pensei que gostaria de encomendar ao menos os melhores doces que meu dinheiro pudesse comprar. Elegi meus docinhos (brigadeiro de castanhas com geleia de damasco, brigadeiro caramelizado com pistache, camafeu, brigadeiro branco com damasco...), mas precisava ainda dos extras. Minha sogra fazia questão de bem-casados. Sem empolgação, escolhi os meus. Percebi que minha mãe não estava empolgada também. Demorou, mas descobri o motivo em uma conversa 'despretensiosa' na cozinha.

minha mãe: "Então... Contratou os doces?"
eu: "Sim, tudo pronto"
minha mãe: "E as balinhas de coco?"
eu: "Não... Isso não é de festa de criança?"
minha mãe: "Nunca vi um casamento sem balinhas de coco" (cara triste)

Bom, lá fui eu encomendar as balinhas de coco. E conheci o Sr. Vivaldo, na Rua Dr. Trajano. Há 50 anos a família dele faz as melhores balinhas da região. Em uma máquina que funciona com manivela, ele extrai do coco in natura o delicioso leite que vai ao fogo com bastante açúcar. No ponto puxa-puxa, o doce vai para o mármore e é rapidamente moldado em tiras, para ser cortado como um nhoque. Esta receita é simples, trabalhosa, mas este senhor simpático de cabelos brancos mantém igualzinha, todos os dias, tal como sua tia o ensinou.
Não bastasse isso, ele ainda faz caixinhas de papelão para entregá-las aos clientes. Só os desesperados como eu dispensam o mimo para carregar as guloseimas no avião, a caminho da lua de mel.
Qualquer dia desses, antes de eu acabar com meu estoque de coco puro e de chocolate, fotografo e posto. Mas para experimentar, você vai ter de encomendar a sua.

(A propaganda dele é demais: "Para pessoas especiais que têm quase tudo... Dê balas de presente!!!)

Balas Caseiras Tia Lina. (Sr. Vivaldo). (19) 3441-6536.

Um comentário:

thais disse...

quero as balinhas. as coxinhas e as cestinhas de pernil com mel também. cyn, casa de novo? mas dessa vez, não me deixa entrar na cozinha para roubar bolinhas de queijo, por favor. um crime chamado assalto no cafezal.