2.1.09

Em 2009...

Todo ano eu faço uma lista de promessas para mim mesma: voltar a estudar (ai, ai...), emagrecer, limpar o armário, jogar as tranqueiras fora, fazer exercícios, parar de tomar refrigerante, parar de falar mal dos outros, mudar de vida. Bom, este ano não prometi nada a mim mesma. Só tenho anseios, sem a pressão do compromisso.
Um dos anseios é usar este espaço aqui. Para exercitar a escrita, jogar umas ideias fora (olha o novo acordo ortográfico sendo cumprido!) e me divertir um pouco mais no trabalho que impus a mim mesma: comer.

*.*

Meu primeiro compromisso com a cozinha depois do casamento foi o ano novo.
(Se você está achando um absurdo eu ter esquecido do Natal, anote aí: por que me acabar na cozinha se as mães já cuidam de tudo há 30 anos?)
Decidimos ficar os dois sozinhos, eu e o marido, celebrando nossa casa na passagem de ano. Como não tínhamos habilidade para aprender em dois dias os mistérios do preparo do menu de fim de ano, recorremos às rotisserias. Aí valeu nossa expertise de reportagem: procuramos as casas, anotamos preços e cardápios. Decidimos então pela Il Pastaio.
A casa ostenta mais de 40 anos de tradição cozinhando para gente preguiçosa, incompetente ou desesperada. Orgulha-se também de preparar massas artesanais e docinhos italianos. Durante a semana, o pequenino salão fica apinhado de executivos da região da Avenida Paulista. Eles se apertam nas mesinhas para experimentar as tais massas e alguns molhos pesadíssimos. O nhoque ganhou pontos conosco por ser de batata de verdade (e não aquelas mentiras preparadas só com farinha de trigo). Bastou para que pedíssemos a ceia. No nosso menu havia um tender macio, embora tenham errado a mão no açúcar da calda; um suculento pernil; um arroz com castanhas um tanto cremoso que decidiram chamar de risoto; farofa amarelinha de frutas; um salpicão.
É a comida confortável da casa da mamãe, sem economia de ingredientes. Acho que valeu a pena.
Para a primeira refeição de 2009, começamos bem. Que venha mais!

Il Pastaio. Al. Santos, 44, Paraíso, 3289-8897.

Nenhum comentário: